Trabalho Mat Ria Online
RUA PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY, 1160 - JARDIM VINTE E CINCO DE AGOSTO, DUQUE DE CAXIAS, RJ.
ADMINISTRAÇÃO/NOITE
CARLOS EDUARDO RAMOS NOVAES LIMA, 2027946.
PEDRO HENRIQUE LEMOS FERREIRA, 2027780.
CIÊNCIA E SENSO COMUM
(Texto com base as unidades de aprendizagem 1, 2, 3 do ambiente virtual de aprendizagem e o livro de Rubem Alves)
Rio de Janeiro
2014
Com base na leitura nos capítulos do livro de Rubem Alves, existe uma coligação bem estreita com o senso comum e a ciência, ambas compartilham o mesmo sentindo, só que em detalhes diferentes, podem uma depender da outra ou se relacionarem para chegar a determinado resultado, a ciência é como se fosse um estado evoluído do senso comum.
Imagine uma pessoa resfriada. Por exemplo, todos sabem que, se tomarmos xarope de guaco com mel, e comer sopa de galinha, com aquela velha receita de nossos avós, vamos ficar melhores de um resfriado. Isso é algo de uma cultura popular, que vem passando de geração a geração. Também existe outro jeito de curar resfriados, que é indo ao médico e tomarmos o remédio que ele nos receita, ou seja, por um método científico que foi trabalhado, analisado, aprimorado e estudado por um determinado período de tempo.
A ciência e o senso comum andam praticamente lado a lado. A receita do xarope e a sopa qualquer pessoa pode fazer, não é necessário ir a algum laboratório para que um farmacêutico especialista faça. Aliás, essa receita é clinicamente comprada que ajuda a curar resfriados. Algo do senso comum que nos ajuda cotidianamente, com o aval da ciência.
Rubem pensa que a ciência é como se fosse uma especialização, cita vários exemplos no qual pode se explicar que a ciência é como se fosse um estudo que no qual bem aplicado pode se gerar especialização, e o estudo é um método no qual ensinando e aprendendo partindo do senso comum resulta na ciência, determinando assim que o senso comum é como se fosse uma receita, um método de estudo no qual se originou a