trabalho marie
INTRODUÇÃO
O Cloreto de Polivinil, comumente chamado pela sigla PVC, é um dos plásticos mais utilizados no mundo, sendo utilizado em uma ampla variedade de aplicações. Descoberto em 1835, o PVC começou a ser produzido comercialmente em 1927, tornando-se popular devido às suas boas características físicas, seu preço baixo e processo de obtenção fácil.
O PVC pode ser considerado um polímero polivalente, pois pode se apresentar com formatos muito rígidos (como tubos e conexões) ou altamente flexíveis (como bolsas de sangue, fios e cabos). O produto de PVC pode ser em qualquer cor, transparente ou opaco. Com características anti-chama e auto-extinguível, além de ser bom isolante elétrico, é bastante utilizado na fabricação de cabos elétricos.
Sendo bastante popular, o PVC é um dos plásticos mais produzidos do mundo, tendo uma produção de milhares de toneladas por ano. Os Estados Unidos, juntamente com a Europa, são os maiores produtores, e consumidores, deste plástico.
CARACTERÍSTICAS
O PVC é um polímero termoplástico pertencente à família do etileno, na qual predomina uma cadeia de átomos de carbono (C) que pode ter vários tipos de átomos ligados a ela. No caso do PVC, átomos de cloro (Cl) substituem alguns átomos de hidrogênio (H). Abaixo temos a fórmula molecular do PVC: ()n Cl H C 3 2 (1) onde n é o número de monômeros.
A presença do cloro na cadeia do polímero torna o PVC um dos termoplásticos conhecidos mais versáteis. É o responsável pelo caráter natural anti-chama e pelas inúmeras formas e propriedades do PVC. Devido à instabilidade da ligação carbono-cloro na cadeia, o polímero é sensível à temperaturas acima de 700º C e à luz ultravioleta. Ele é compatível com diversos aditivos que, dependendo das quantidades empregadas, podem modificar completamente as características dos produtos finais, obtendo-se produtos transparentes ou opacos, rígidos ou flexíveis, etc. É possível também diversas formas de processamento como