Trabalho Madeirarte
CAMPUS BARRA DA TIJUCA
CURSO RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA ARTE E CULTURA
AUTORES CARINE DE PAIVA, ISABELLA ANTUNES, RAFAEL ALMEIDA E VINICIUS OLIVEIRA
MADEIRARTE
Rio de Janeiro
2015.1
O desenvolvimento da inteligência humana permitiu a expansão da criatividade que, por sua vez, possibilitou uma evolução na comunicação e em diversas formas de expressão, resultando na construção da ideia de arte. A arte está presente em tudo ao nosso redor, logo que entendemos que esta é o resultado de habilidades e procedimentos com a finalidade de obter um resultado.
As primeiras evidencias de arte podem ser observadas na forma mais primitiva de comunicação; as pinturas rupestres, presentes nas cavernas da pré-história. Com a evolução seguindo seu curso, notamos as radicais mudanças da arte na história, nos meios e procedimentos para a obtenção da mesma, bem como nas suas ferramentas e material para sua produção. Dentre essa diversidade em materiais e técnicas, devemos destacar a utilização da madeira, que além de utensílio fundamental de produção de arte, revolucionou nosso mundo e modo de viver.
Um dos primeiros materiais utilizados pelo homem, a madeira foi essencial para a nossa sobrevivência. Esta matéria-prima contribuiu de diversas maneiras. Ela foi utilizada para cozinhar, para iluminação, para a construção dos primeiros barcos e jangadas, para nos aquecer, e também foi usada na fabricação de armas, entre outras finalidades. No âmbito da Arte, a madeira foi e é fundamental para a construção de famosas obras de artes.
Atualmente, seu uso se encontra em questionamento, levando em conta os inúmeros casos de desmatamento, seu impacto para o meio ambiente e a preocupação com agir sustentavelmente. Pensando na importância da sustentabilidade, o artista plástico Fredy Nascimento fundou a MadeirArte, arte que consiste na produção de artesanatos e telas com madeira reciclada, com a missão de transmitir