Trabalho MA Dia E Mercado JornalA Stico
4931 palavras
20 páginas
Caroline RodriguesHugo Duarte
Isabella Paes de Novaes
Leticia Ferrari
Mariane Trevizane
Rodrigo
Thais Vizzotto
Vinicius da Silva Sousa
Vitória Fonseca da Veiga
HISTÓRICO DA MÍDIA – MUNDO
Em 1863, um professor da cidade de Cambridge, Inglaterra, demonstrou teoricamente a provável existência de ondas eletromagnéticas. Esse foi o início do rádio.
No ano de 1987 um pesquisador alemão chamado Henrich Rudolph Hertz fez saltar faíscas através do ar que separavam duas bolas de cobre. Por conta disso os "quilociclos" passaram a ser chamados de "ondas hertzianas" ou "quilohertz".
A industrialização de equipamentos se deu com a criação da primeira companhia de rádio, fundada em Londres - Inglaterra pelo cientista italiano Guglielmo Marconi.
Em 1896 Marconi já havia demonstrado o funcionamento de seus aparelhos de emissão e recepção de sinais na própria Inglaterra, quando percebeu a importância comercial da telegrafia. O rádio era apenas "telegrafia sem fio", o que era bastante útil para aquela época. Porém, as novidades surgiam rapidamente.
Em 1897 Oliver Lodge, nascido no Reino Unido, inventou o circuito elétrico sintonizado, dando a possibilidade de selecionar a frequência desejada. Porém, até então não se imaginava a possibilidade do rádio transmitir mensagens faladas, através do espaço.
O americano Lee Forest desenvolveu a válvula triodo. Von Lieben, da Alemanha e o americano Armstrong amplificaram e produziram ondas eletromagnéticas de uma forma contínua.
Nos Estados Unidos, a primeira estação-estúdio de radiodifusão foi em Nova York, até Lee De Forest instalar em 1916. Aconteceu então o primeiro programa de rádio conhecido. Eram conferências, música de câmara e gravações. Junto, surgiu o primeiro registro de radiojornalismo, com a transmissão da apuração dos votos para a eleição do Presidente dos Estados Unidos.
A "Era do Rádio"
No ano de 1919 começa a chamada "Era do rádio".
O microfone surgiu através da ampliação dos recursos do bocal do telefone,