Trabalho Logistica Lozano Puc Go
No geral no Brasil essa parte da evolução dos transportes vem a desejar, para um dos maiores países do mundo, esse meio de transporte tinha que ser mais eficiente e eficaz, para que os estados pudessem se intercalar entre si de uma maneira mais rápida com segurança para poderem negociar mais veses, concerteza aumentado a economia do país
Na sua visão, o transporte ferroviário no Brasil está bem desenvolvido?
O transporte ferroviário vem aumentando cada vez mais, com o novo projeto da ferrovia norte-sul o Brasil vai poder comercializar mais e em menos tempo. É um meio de transporte que leva muita carga e em pouco tempo, se formos pensar que três a quatro caminhões teriam que levar a mesma carga de uma vez, ou um único caminhão fazendo mesma viagem mais veses.
Porque o transporte fluvial desenvolveu-se tão pouco no Brasil?
Hoje em dia os clientes exigem uma agilidade na entrega dos seus pedidos/produtos sendo o tranporte fluvial mais lento do que outros meios como rodoviário e aeréo, ele não se adéqua as exigências do consumidor, assim sendo somente usado para com diretamente a empresa na obtenção de mercadorias , sendo estas programadas com um mês de antecedência, geralmente para reposição de estoque. Já os transportes mais rápidos tiveram uma grande evolução (aéreo e rodoviário) pois é usado bem veses mais que o fluvial.
Outro probliema está ligado à irregularidade da superfície (topografia), que deve ser plana, pois se o terreno for acidentado, a implantação da hidrovia torna-se inviável.
Atualmente, até mesmo em lugares de planaltos é possível navegar a partir da aplicação de tecnologias. Para que a navegação fluvial se desenvolva eficientemente é preciso levar em conta aspectos de caráter natural, como os períodos de cheias e as vazantes dos rios, ambas relacionadas ao volume de água que sofrem variações e que interferem na navegação. Isto faz com que se crie dificuldade na expanção do transporte fluvial