Trabalho livros
ARON RAFAEL POGERE
CARLOS MATIAS CARDOSO
EDERSON COELHO PRESTES
JAÍNE UMBELINO MACHADO
JOÃO SÉRGIO VASCO
LUCAS RÉGIS
ISADORA LEAL CORDEIRO
JHONATA DESIDÉRIO
LETÍCIA MACHADO
TUANY BARENTIN
ANTROPOLOGIA
Tijucas
2011
RESUMO
A Antropologia é o estudo do homem como ser biológico, social e cultural. Sendo cada uma destas dimensões por si só muito ampla, o conhecimento antropológico geralmente é organizado em áreas que indicam uma escolha prévia de certos aspectos a serem privilegiados. Qualquer que seja a definição adotada, é possível entender a antropologia como uma forma de conhecimento sobre a diversidade cultural, isto é, a busca de respostas para entendermos o que somos a partir do espelho fornecido pelo “outro”; uma maneira de se situar na fronteira de vários mundos sociais e culturais, abrindo janelas entre eles, através das quais podemos alargar nossas possibilidades de sentir, agir e refletir sobre o que, afinal de contas, nos torna seres singulares, humanos.
SUMÁRIO
RESUMO 2
1 O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL? 4
2 ANTROPOLOGIA: CIÊNCIA DAS SOCIEDADES PRIMITIVAS? 10
3 SOBRE O PENSAMENTO ANTROPOLÓGICO 23
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 28
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 28
1 O QUE FAZ O BRASIL, BRASIL?
O autor inicia a obra explicando o porquê do título escolhido. Ele estabelece uma distinção entre um “brasil”, escrito com letra minúscula que representa um tipo de madeira de lei ou de uma feitoria interessada na exploração de uma terra qualquer, e o Brasil com letra maiúscula que representa um povo, uma nação.
Apresenta o brasil com b minúsculo como algo sem vida, apenas um pedaço perdido de Portugal e da Europa, enquanto o Brasil com b maiúsculo é algo muito mais complexo, algo com várias culturas, religiões e raças, é um país, um território reconhecido internacionalmente, uma nação .
Neste livro, com a ajuda de uma Antropologia Social o autor tenta buscar uma