trabalho linguagem 1
AFASIAS e DISLEXIA
Alunos:
Almira Almeida
Alessandra
Iliane Monteiro
Fatima Xavier
Daniele
Emanuela
Ana Vasconcelos
Jose Leocadio
Jessica Luana
Professor: Carlos Domingues
Recife
2015
Introdução
Afasia
É uma patologia relacionada á capacidade de fala e linguagem que se apresenta em indivíduos devido à deterioração de áreas cerebrais responsáveis pela linguagem, e/ou causadas por AVC (acidente vascular cerebral) que atinge a artéria esquerda que irriga a parte responsável pela linguagem.
A afasia manifesta-se de diversas formas, e por muitas vezes necessitando de ressonâncias para indicar qual parte da região cerebral responsável pela linguagem foi afetada. A partir das investigações médicas, identifica-se a região afetada e podemos identificar as seguintes manifestações que podemos dividi-las em categorias: Ausência de Palavra.
Na ordem decrescente de importância, as causas da Afasia são as seguintes:
Desordens vasculares
Traumatismos que atingem o hemisfério esquerdo;
Processos inflamatórios no cérebro (encefalite)
Escleroses disseminadas
Abscessos e Comas;
Tumores;
Hematomas.
Podem-se observar Afasias transitórias no curso da uremia, diabete, intoxicações, na epilepsia e na enxaqueca.
Afasia de Broca
A afasia de Broca caracteriza-se pela dificuldade em falar, porém a compreensão da linguagem encontra-se preservada. Essa síndrome é também conhecida como afasia não fluente, de expressão ou motora: os pacientes conseguem executar normalmente a leitura silenciosa, mas a escrita está comprometida. Esses pacientes possuem, ainda, fraqueza na hemiface e membro superior direito (devido à proximidade das regiões afetadas pelo distúrbio circulatório). Os pacientes têm consciência do seu déficit e se deprimem com facilidade (frustração). Entretanto, o prognóstico é bom quanto à recuperação de parte da linguagem falada, embora sejam necessários meses para a realização de uma fala simples,