trabalho kursaal
Centro Cultural e Auditório do Kursaal
San Sebastian, Espanha
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Curso de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
Teoria e Metodologia do Projeto Arquitetônico
Profs. Drs. Rafael Perrone, Carlos Leite e Roberto Righi
Referência bibliográfica. Tectonica nº 12, El Croquis nº 64
Agradecimento à Ruth Verde Zein
Monografia Eduardo Martins Ferreira
Novembro 2004
Introdução e critérios da análise
Kursaal de San Sebastian
Rafael Moneo
Eduardo Martins Ferreira
Novembro 2004
A escolha deste trabalho de Rafael Moneo tem o objetivo de embasar a futura dissertação de mestrado, que terá como tema “implantação e volumetria”. Exemplar, o Kursaal reúne as características fundamentais para o estudo pretendido. Com o objetivo identificar o interesse específico no objeto em estudo é preciso analisar esta obra de Rafael Moneo a partir de uma classificação geral das construções feitas pelo homem.
Considerando que toda a construção, consciente ou inconscientemente, tem uma relação intrínseca com o meio em que se insere, e que, ainda, estabelece relações com seus inúmeros aspectos (geografia, topografia, cultura, insolação, sistemas construtivos, intenções plásticas etc), para esta analise poderíamos separar as construções em cinco níveis:
Autoconstrução: este grupo reúne as construções que atendem às necessidades de abrigo e de uso, e o homem as realiza sem apoio de profissionais preparados, utilizando apenas sistemas construtivos usuais da região.
Construções em geral: estas já seriam as edificações realizadas com suporte de algum tipo de técnico construtor
(um mestre de obras, por exemplo) que, com uma formação específica, traz maior qualidade às soluções aplicadas. Edificações: neste caso, as construções já contam com o apoio de engenheiros formados com técnicas construtivas. Há, portanto, um respeito maior às regras estabelecidas, com o uso de materiais adequados e com algum nível de