trabalho,interativo
Livro: Capitães de Areia AMADO, JORGE, Editora Record, 1937.
“Aconteceu que no jardim a linda criança que é Raul Ferreira, de 11 anos neto do comendador, que se achava de visita aos avós, conversava com o chefe dos “capitães de areia” [...] (p05)
Espaço: jardim
Tempo; passado
Foco narrativo: 3° pessoa
Personagens: Raul Ferreira, Chefe dos capitães de areia.
Descrição
AZEVEDO, ALUISIO – O Cortiço, 30° ed. São Paulo. Ática, 1997.
“Zulmira tinha então, doze para treze anos e era do tipo, do fluminense, pálida, magrinha, com pequenas manchas roxas nas mucosas do nariz, das pálpebras e dos lábios, face levemente pintalgadas de sardas. Respirava o tom úmido das flores noturnas, uma brancura fria de magnólia, cabelos castanhos claros, mãos quase transparentes unhas moles e curtas, como as da mãe, dentes pouco mais claros do que a cútis do rosto, pés pequenos, quadril estreito mas olhos grandes, negros, vios e maliciosos (p.12)
DISSERTAÇÃO
Livro: Capitães de Areia
AMADO, JORGE, Editora Record, 1937.
Resumo do 6° capítulo (p107)
Nesse capítulo, a mãe de Santo Don’ Aninha, pede para os garotos que resgatem a imagem do seu santo, Ogum, que foi levado para a delegacia pelos guardas.
Pedro Bala, arquiteta um plano e combina com seus colegas . Ele tem a idéia de se disfarçar de garoto abandonado pelo pai, para poder passar á noite na delegacia, mas um dos guardas não deixa, então ele rouba uma carteira na frente do guarda, só para ser preso, o plano dá certo.
Ele é liberado de manhã e consegue levar o santo escondido.
Resenha
Livro; Gabriela, Cravo e Canela
JORGE, AMADO, Editora Martins, São Paulo-SP,1958.
Gabriela, cravo e canela, é um romance, escrito por Jorge Amado, um dos maiores escritores brasileiro e se passa na cidade de Ilhéus, no ano de 1920, editado e Publicado pela Editora Martins no ano de 1958, conta a história de