TRABALHO INFORMAL NA CIDADE DE MANAUS
4610 palavras
19 páginas
O TRABALHO INFORMAL NA CIDADE DE MANAUS: DILEMAS E ALTERNATIVAS Adriana Cardoso*
Aldely Guimarães*
Greicy Kelly da Silva *
Maria Moreno*
Nilziney Santos*
Wellen Batalha**
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a informalidade na cidade de Manaus, destacando a década de 80 e 90 e as mudanças ocorridas no mundo do trabalho e os seus reflexos nos dias atuais bem como a contribuição do Serviço Social dentro desta categoria. Palavras-chave: Trabalho Informal, Precarização e Serviço Social.
ABSTRACT This study aims to develop a reflection on informality in the city of Manaus, highlighting the 80 and 90 and the changes in the world of work and its impact today as well as the contribution of Social Work within this category.
Keywords: Informal Labour, Precariousness and Social Service.
1. INTRODUÇÃO
O trabalho informal é um realidade que não pode se ocultar na cidade de Manaus, pois traz na história suas marcas mais evidentes de precarização em consequência as muitas mudanças ocorridas no mundo do trabalho, causando a esses cidadãos a perda de seus direitos sociais que se tornou mais evidente devido a entrada do projeto neoliberal, na década de 90 desregulamentando os direitos do trabalhador com subcontratos e terceirizações. O presente artigo tem por finalidade trazer uma reflexão sobre a precarização, informalidade, trabalho informal, a vida dos trabalhadores sem carteira assinada, autônomos e os donos de pequenos negócios familiares na cidade de Manaus em decorrência das inovações tecnológicas que atingiram a Zona Franca de Manaus.
A metodologia utilizada é bibliográfica e documental, está organizado em tópicos como: os conceitos de trabalho e trabalho informal, as mudanças no mundo do trabalho nas décadas de 80 e 90 em Manaus, trabalho informal escolha ou escassez e a precarização na cidade de Manaus. Baseado nas leituras e no posicionamento dos