O biodiesel
O presente trabalho trata-se do biodiesel, mais especificamente no Brasil. O biodiesel é biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustíveis de origem fóssil” (definição para biodiesel adotada na Lei nº 11.097).É obtido através da reação de óleos vegetais com um ativo, formado pela reação de um álcool com um catalisador, processo conhecido como transesterificação. Os produtos da reação química são um éster (o biodiesel) e glicerol. Os ésteres têm características muito semelhantes às do diesel, conforme demonstram as experiências realizadas em diversos países.
Cada vez mais aumenta-se a demanda de energias limpas e renováveis, para a substituição dos combustíveis fósseis, devido o aquecimento global. Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) a temperatura na superfície terrestre aumentou em média 0,76°C entre 1850 e 2005, com uma faixa de variação regional entre 0,57ºC e 0,96ºC, maior parte causada por concentrações crescentes de gases do efeito estufa, emitidos por atividades humanas como a queima de combustíveis fósseis. Uma solução para esse problema é o biodiesel, é um combustível que emite menos poluente que o diesel.
O Brasil se encontra em uma região geográfica muito privilegiada, pois é um país tropical, com muita luminosidade, com uma temperatura média anual e muitos recursos hídricos que originam as mais variadas espécies vegetais que podem ser usadas para a produção de biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, de milho, de dendê ou palma, entre outros.
2. OBJETIVOS
• Esclarecer o que é Biodiesel e as matérias-primas envolvidas na sua produção;
• Apresentar vantagens e desvantagens do biodiesel;
• Destacar o cenário do biodiesel no Brasil.
3. DESENVOLVIMENTO
3.1. O biodiesel
O biodiesel é um