Trabalho Individualfelix
927 palavras
4 páginas
IntroduçãoO serviço social surgiu como resposta aos interesses da classe burguesa que necessitava de uma prática profissional que interviesse nos problemas sociais, para amenizar as mazelas sociais e controlar as reivindicações dos trabalhadores, bem como os confrontos entre capital e trabalho. Esse cenário favoreceu a institucionalização do serviço social como profissão e conseqüentemente abriu caminho para a criação de um espaço ocupacional no mercado de trabalho que demandou um profissional técnico da pratica social, ou seja, o assistente social. Sendo que o presente trabalho irá tratar da institucionalização do Serviço Social no Brasil e no mundo, refletindo sobre a origem histórica do mesmo, observando quais habilidades profissionais são exigidas na práxis do assistente social nos diversos espaços ocupacionais.
Neste contesto será abordado o que é o serviço social, como surgiu a quem serve que forças ocorreram no seu surgimento e qual a sua função na contemporaneidade.
DESENVOLVIMENTO O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época.
O aparecimento da “questão social” está relacionado à propagação do trabalho denominado livre, no lugar do trabalho escravo. Ou seja, as circunstâncias históricas do Brasil, revelam-se economicamente e socialmente destoante da necessária para generalização da relação capital X trabalho proposta pelo novo modelo de produção. A exploração abusiva da mão-de-obra e luta desenvolvida pelo operariado, para sociedade burguesa aparece como uma ameaça e seus valores , a partir de então surge desta classe a necessidade de estabelecimento de um controle social para com a outra classe. Em seu princípio, o Serviço Social serviu aos propósitos da burguesia, que utilizou