Trabalho Individual 4 Semestre
Ao analisarmos o mundo em que vivemos hoje, com todas as suas transformações, seu dinamismo e seu avanço tecnológico, possibilitando o domínio do mercado, podemos constatar que as empresas inseridas nesse contexto estão adotando novos métodos de gestão, visando concorrer tanto nos mercados regionais como no mercado internacional.
As organizações, face ao cenário mundial, vêm investindo na qualidade dos seus produtos e serviços e na satisfação de seus clientes, oferecendo menores preços, tornando-se, assim, mais produtivas e competitivas, atendendo às novas exigências do mercado.
Porém, a visão organizacional tem aspecto mais amplo, entendendo qualidade não apenas sob o ponto de vista técnico de controle, mas também a cultura, ou seja, as crenças e valores praticados pelas pessoas que influem diretamente na produtividade e competitividade da organização como um todo.
Perante a situação atual, as organizações encaram e rompem os paradigmas reavaliando, repensando e retomando a valorização do ser humano, suas relações de trabalho e implementam os Programas de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas.
DESENOLVIMENTO DE PESSOAS
PepsiCo, uma grande empresa norte-americana no ramo de comercio de bebidas, vem se destacando no Brasil, venceu por treze vezes como “ Empresa Preferida para se trabalhar” segundo pesquisa publicada pela revista Exame.com.
Em contrapartida, no ano de 2011, passou por uma fase ruim que lhe custou R$420 mil de indenização apenas, isto pelo lote de Toddynho que por erro na fabricação, tinha PH parecido com o de soda caustica.
Diante do ocorrido, alem das milhares de pessoas que deixaram de consumir ou de confiar na empresa, ela também teve que firmar um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Publico (MPE-RS), comprometendo-se a adotar todas as medidas para evitar incidentes semelhantes.
Na época a PepsiCo declarou que o problema