Trabalho hp 12
Como fazer calculos financeiros na HP48
Juros simples
A fórmula de juros simples é descrita como:
J=PV*I*N
onde:
J= valor dos juros
PV= valor presente
I= taxa de juros (%)
N= periodo da aplicação
Para o calculo de juros simples não é necessária a utilização de nenhuma função da HP12C já que podemos facilmente isolar a variável desejada e efetuar calculos, basta apenas lembrar que se a taxa de juros (I) for mensal deve-se usar um periodo mensal. deve-se também lembrar que a taxa de juros é expressa na forma I/100 na fórmula.
Juros compostos
A fórmula de juros compostos é descrita como:
FV=PV*(1+I)^N
onde:
FV= valor futuro
PV= valor presente
I= taxa de juros (%)
N= periodo da aplicação
Para efetuar calculos deve-se apenas digitar os valores e clicar na respectiva tecla e depois clicar na tecla que se deseja resolver.
Note que em I você deve colocar o valor interio do juros e não I/100 e que este é o valor do juros no período especificado em P/YR. Caso você tenha um valor de taxa de juros de 5% ao mês (5%a.m.) você deve entrar em I o valor 5.
Deve-se considerar também quando são feitos o pagamento dos juros (no início ou no final de cada período), existindo para esta função um campo onde você escolhe entre End (pagamento no final) - [g][END] ou Beg (pagamento no começo) - [g] [BEG]. Esta função faz uma grande diferença no resultado de seus calculos.
No caso de depósitos ou retiradas no investimento [PMT] deve-se considerar o fluxo de caixa, ou seja, considerar os depósitos como valores negativos (como você esta retirando de seu bolso para aplicar) e os resgates valores positivos (porque você esta retirando seu dinheiro da aplicação e colocando em seu bolso). Este é o motivo dos valores de PV e FV serem sempre contrários.
Exemplo:
Você tem R$5.000,00 e quer aplicar na poupança com um rendimento de 1,2%a.m. durante um ano fazendo retiradas de R$250,00 no final de cada mês. Quanto dinheiro você resgatará no