Trabalho Hj
São aplicações de recursos efetuadas por uma sociedade (denominada investidora) na aquisição de ações ou quotas do capital de outra pessoa jurídica (denominada investida).” (NEVES e VICECONTI; 2000: 117).Esses investimentos em participações societárias são representados por quotas de capital ou ações e, conforme já observado, podem ser de caráter temporário ou permanente:Investimentos temporários: são os adquiridos com a intenção de revenda e tendo, geralmente, caráter especulativo.Investimentos permanentes: são os adquiridos com a intenção de continuidade, representando, portanto, uma extensão da atividade econômica da investidora.
Os investimentos em participações societárias são classificados no Balanço Patrimonial, com base na sua natureza e na intenção que levou a administração a adquiri-los. Dessa forma, podem ser classificados como: Ativo Circulante: investimentos sem intenção de permanência e, realizáveis (conversíveis em dinheiro ou caixa) até o final do próximo exercício. Ativo Realizável a Longo Prazo: investimentos sem caráter de permanência, realizáveis após o final do próximo exercício. Ativo Permanente/Investimentos: investimentos com caráter de permanência.
Conforme verificado de acordo com a lei 6404/76 os tipos de sociedades são: Coligada, Controlada, Equiparada a Coligada e Joint venture.
SOCIEDADE COLIGADA:
Sociedades coligadas são quando uma participa com 10% ou mais do capital sem controla La. Não importando se a empresa é uma S/A ou LTDA o que prevalece é ter no mínimo os 10% das ações ou quotas da sociedade investida.
Um exemplo de empresa sociedade coligada é o ramo de empresa Cosil, que iniciou suas atividades em 1997, localizada em São Paulo. Hoje a empresa expandiu e atua também no ramo de turismo tendo consigo duas estações de radio desde 1991.
SOCIEDADE CONTROLADA:
É aquela em que o investidor tem preponderância na deliberação; tem também o poder de eleger ou destituir a maioria dos administradores.