Trabalho Helida Pt2
732 palavras
3 páginas
Após a análise dos níveis estratégicos e sua aplicação e uma análise de sua coerência, consonância, vantagem e viabilidade na empresa. Podemos então fazer uma análise da relação entra a estratégia e a forma como a função produção irá atender essa estratégia gerando assim os critérios competitivos e enfim através de tomadas de decisão buscar atingir tais critérios e a estratégia genérica . Os critérios competitivos podem ser classificados em dois tipos: os critérios qualificadores, aqueles que devem estar num patamar mínimo exigido pelo mercado, ou seja, para um produto competir no mercado, ele deve satisfazer um padrão mínimo de desempenho; e os critérios ganhadores de pedido, aqueles que devem oferecer desempenho melhor do que o da concorrência para que aumentem a competitividade da empresa e ganhem mercado da concorrência (Hill, 1995).Segundo Slack (2002) os critérios competitivos mencionados na literatura de estratégia de operações são praticamente os mesmos: custo, qualidade, flexibilidade, velocidade e confiabilidade de entrega.
Para a identificação da importância de cada um dos critérios, Slack (2002) desenvolveu uma escala de 9 pontos. No extremo superior (1), o critério proporciona uma vantagem crucial sobre os clientes e é o principal impulso da competitividade. No extremo inferior (9), o critério nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca o será.
Slack (2002) sugere ainda distinguir critérios ganhadores de pedidos e critérios qualificadores. Hill (1994) define critérios ganhadores de pedidos como os mais importantes na decisão de fazer negócios com a empresa; são, portanto, os fatores-chaves da competitividade. Já os critérios qualificadores são aspectos da competitividade que apenas credenciam a empresa a ser uma possível fornecedora; para esses critérios, empresas com um desempenho abaixo do nível considerado “qualificador” sequer serão cogitadas para a realização de negócios.
Os critérios avaliados com importância de 1 a 3 na