Trabalho Grupo
Autoria de Pedro Américo de Figueiredo Melo
A pintura é datada de 1888, foi pintada em Florença, na Italia.
O fato da independência ocorreu em em 07 de Setembro de 1822 as margens do riacho ipiranga.
Pintura óleo sobre tela medindo 7,60 x 4,15 m
A pintura se encontra no Museu Paulista da USP, São Paulo. www.usp.br/imprensa/?p=13311 A pintura representa a cena de D. Pedro I proclamando a indepedência do Brasil, separação política do territorio brasileiro do reino unido de Portugal. Desta forma Pedro Américo imortaliza esse fato histórico atraves desta pintura elíptica fazendo a integraçãode todos os personagens ao grupo principal.Sendo assim fazendo com que a pintura se tornasse algo grandioso, para mostrar na verdade a grandiosidade do império e tambem uma forma de difundir tambem o nacionalismo.
A imagem retratada pelo autor ela é verossímel, não relata com exatidão o fato histórico, tanto que o próprio Pedro Américo disse que seria quase impossivel fazer uma relação verdadeira entre a pintura é o episódio ocorrido devido a grande diferença de tempo entre ambos.Vale ressaltar que a tela foi pintada 66 anos após ao episódio, e se analisarmos como fundos de pesquisas nos vamos ver algumas coisas que foram sobrepostas na pintura para criar essa imagem mesmo de superioridade imperial e nacionalista, diferentemente do fato histórico real.
Tudo foi criado para exaltar D. Pedro I trazendo a imagem de heroi e de lider colocando sobre ele essa imagem tambem de poder, visto que foi retratado com a espada em punho e vestidos todos a carater e centralizando todos os demais a sua volta pomposamente. Desta forma tambem podemos perceber que a guarda tambem repete o mesmo gesto levantando suas espadas demostrando total a poio a decisão de D. Pedro I.
A tela pintada por Pedro Américo foi encomendada pelo Imperador D. Pedro II e na imagem retratada pressupoe visivelmente a intenção do autor em