trabalho gestão ambiental
1.0 INTRODUÇÃO
O século que findou (xx) foi assinalado por um avanço científico e tecnológico sem precedente na história da humanidade, mas simultaneamente foi marcado por terríveis acontecimento, fatos que deixaram marcas profundas no meio ambiente.
O agravamento da situação ambiental torna necessário o nascimento de uma ideologia ambiental, na qual a ciência do direito terá papel fundamental, com o objetivo de estudar e analisar as principais teorias existentes sobre a chamada ética antropocêntrica clássica em contraposição a nova ética biocentrica em matéria ambiental.
2.0 aSPCTOS HISTORICOS DA RELÇÃO HOMEM, NATUREZA.
Desde o surgimento do homem na terra, ele começou a modificar a natureza. Assim o processo de degradação do meio ambiente se confunde com a origem do homem. Antigamente, acreditava-se que este seria julgado por tudo aquilo que fizesse contra a natureza. Esta era uma criação divina e deveria ser respeitado, logo o homem não agredia indiscriminadamente e dela retirava- se só o necessário para o seu sustento. Ainda assim o homem modificou o seu ambiente a fim de adequá-la ás suas necessidades. Com isso, as agressões de grande porte começaram na idade média e moderna, especialmente na fase da revolução industrial.
O dinamismo da civilização industrial introduziu radicais mudanças no meio ambiente físico. Essas transformações implicaram a formação de novos conceitos sobre o ambiente e seu uso. A revolução industrial, que teve início no século XVIII, alicerçou-se até as primeiras décadas do ultimo século XX, um novo dinâmico e revolucionário fator, e acrescentando a tecnologia. Esse elemento novo provocou um salto, qualitativo e quantitativo, nos fatores resultantes do processo industrial. Passou-se a gerar bens