Trabalho GEOTEC Tatiane Salsa
1413 palavras
6 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁCENTRO POLITÉCNICO
ENGENHARIA CIVIL
ENGENHARIA E GEOTECNICA
FORMAÇÃO GUABIROTUBA
Tatiane Oliveira Salsa
CURITIBA-PR
2014
FORMAÇÃO GUABIROTUBA
A Formação Guabirotuba é a principal unidade estratigráfica da Bacia
Sedimentar de Curitiba. O nome Guabirotuba foi atribuído por Bigarella & Salamuni
(1962), que a caracterizaram como depósitos arenosos, argilosos e conglomeráticos, com alguns horizontes de calcretes, interpretados como margas. Para chegar a este nome, basearam-se no local onde encontraram as primeiras evidencias da formação, o bairro guabirotuba. Estima-se que ela se formou entre os período Paleógeno e
Quaternario a partir da decomposição química das rochas Pré-Cambrianas.
Os sedimentos da região foram depositados em um grande lago. Segundo
João José Bigarella, este lago foi formado durante um clima úmido, onde também formou um manto de rochas decompostas, este material teria constituído a fonte inicial dos sedimentos que preencheram a bacia. Sua deposição ocorreu após continuas fases erosivas que desenvolveram a superfície do Alto Iguaçu, seguidas por erosões de clima úmido que dissecou essa superfície. Depois iniciou-se a deposição em ambientes semi áridos, através de chuvas torrenciais formando depósitos constituídos por argilitos, arcósios, depósitos rudáceos e margas.
A área de abrangência da Formação Guabirotuba é de 900 km2, em sua maior parte na cidade de Curitiba, estendendo-se também para os demais municípios da região metropolitana. As espessuras máximas são da ordem de 60 a 80 m na porção central e apresentam sequencias litológicas nas quais predominam os argilitos e areias arcosianas (20 a 40% de feldispato). A área onde é mais notável a ocorrência de areias arcosianas está localizada na região nordeste da cidade de Curitiba, nas proximidades do Parque de Exposição Castelo Branco, no município de Pinhais.
Também é normal a concentração de carbonato de
PERFIL GEOLOGICO/GEOTECNICO DA FORMAÇÃO