Trabalho Georadiologia

1547 palavras 7 páginas
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Trabalho de Psicologia

Alunos: Ibsen Jesus Lima Rodolfo Oliveira Fortes
Disciplina: Psicologia Aplicada as Organizações
Turma: Administração
Professor: Paulo Silva Junior

Belo Horizonte, 20 de dezembro de 2013
Concepções de trabalho ao redor do mundo e das épocas.

A concepção de trabalho varia no tempo, de acordo com a cultura de cada sociedade. Os gregos consideravam o trabalho como atividade degradante à condição humana, era visto como um mal necessário e destinado aos escravos, havia uma valorização do ócio e da vida contemplativa. Já para os Hebreus o trabalho é visto como um dever natural do homem, uma forma de pagar pelos pecados, ou seja, uma punição divina e deveria ser realizado como forma de restaurara harmonia com Deus.
Os romanos, com a passagem de uma sociedade rural para um modelo baseado no comércio, consideravam alguns trabalhos como possuindo valor, como as atividades ligadas a administração e a guerra, pois era de interesse de Roma a formação do Estado e expansão nacional, o trabalho manual não era visto com bons olhos e era destinado a escravos como forma de tortura, a origem da palavra trabalho inclusive, tem origem na palavra tripalium, que era objeto de tortura empregado nos escravos.
De forma semelhante aos Hebreus, os Cristãos viam o trabalho como um dever natural e forma de punição pelos pecados, a doutrina cristã pregava o rechaço a riqueza, a prática da caridade, e o trabalho como forma de afastar os maus pensamentos.
No início da era medieval surgiu um novo modo de produção, o feudalismo. Foram constituídas as corporações de ofício e os trabalhos dos artesãos eram vistos como uteis e reguladores da economia, mas na elite feudal e na vida monástica prevalecia a visão de valorização do ócio.
Na passagem do feudalismo para o mercantilismo, influenciado pela visão do cristianismo, que condenava

Relacionados