Trabalho geo
L Para atendê-lo, essas poderosas empresas transnacionais investem cada vez mais em setores da economia ligados às atividades agrícolas, criando uma agroindústria nesses países.
K A instalação da agroindústria nesses países subdesenvolvidos levou a uma acentuada especialização da produção e da comercialização dos cultivos, que passaram a utilizar recursos técnicos e financeiros monopolizados por grandes grupos econômicos.
L Esses, por sua vez, são atraídos por uma grande disponibilidade de terras férteis e baratas.
K Nessas terras, surge uma agricultura comercial moderna, que se diferencia das tradicionais plantations por atender a esse promissor mercado interno.
L Além disso, produzem excedentes, que são beneficiados e dirigidos para alguns exigentes mercados situados em países desenvolvidos, como a UE e os Estados Unidos.
K Foi com o aparecimento de empresas agrícolas que ocupam grandes áreas que, em meados do século XX, surgiu a chamada Agricultura Moderna como forma de responder à crescente necessidade de produzir mais rapidamente maiores quantidades de alimentos.
L Este tipo de agricultura utiliza em grande escala o trabalho mecanizado o que favorece a produção de bens alimentares. São as máquinas quem realizada a grande maioria do trabalho agrícola como a monda, a irrigação, a aplicação de pesticidas e fertilizantes etc.
K Este é um dos avanços tecnológicos utilizados para rentabilizar as grandes plantações, no entanto, a utilização de fertilizantes sintéticos essenciais para o crescimento das plantas, e a utilização de pesticidas para combater doenças e pragas, também traz grandes lucros.
L Na prática da agricultura moderna, os agricultores recorrem a um regime de monocultura, ou seja dedicam-se à produção de uma única espécie. O