trabalho geo
(Mapa da página 25 – Brasil: Rede Urbana (2007) – e Mapa da página 26 – Brasil: Domicílios com acesso a internet (2007) ).
(Giovanna) Nessas trocas, cada cidade tem um poder diferente de influência sobre a outra localidade. um exemplo é, Manaus capital do estado do Amazonas, por meio de seu polo industrial,tem apresentado significativo papel centralizador e de influência na região Norte do país.De acordo com sua importância econômica e política, e na oferta de equipamentos públicos e serviços para a população, ela irá ocupar o seu espaço na chamada Hierarquia Urbana.
(Igor) O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou um estudo denominado de REGIC – Rede de Influência de Cidades, que mostra como está estruturada a hierarquia e a rede urbana brasileira. Dessa maneira, o IBGE classificou as cidades em 5 níveis, sendo que alguns têm subdivisões. Vamos a eles:
1) Metrópoles – São cidades que têm forte poder de influência sobre uma escala maior de cidades, além de suas fronteiras estaduais. São reconhecidas 12 metrópoles, sendo as mesmas dividas em três subníveis:
a) Grande Metrópole Nacional: A cidade de São Paulo é única nesse nível.
b) Metrópole Nacional: Rio de Janeiro e Brasília são as cidades que fazem parte desse nível.
c) Metrópole: São 9 cidades nesse nível, sendo elas Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador,