Trabalho Gastos com Investimento
PUC-SP
TRABALHO DE POLÍTICA E PLANEJAMENTO ECONÔMICO
GASTOS COM INVESTIMENTOS
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
REVISÃO DA LITERATURA................................................................................4
ANÁLISE DOS DADOS.......................................................................................8
CONCLUSÃO....................................................................................................11
BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………….13
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem o objetivo de explanar sobre os gastos com investimentos no Brasil no período de 2000 a 2011. O grupo utilizará do percentual da variável de formação bruta de capital fixo em relação ao PIB para fazer a análise de dados, e discutirá ao longo do trabalho, como a taxa de investimento do Brasil vem se desenvolvendo nos últimos anos.
Serão utilizados quatro textos base para desenvolvimento da argumentação: o informe “Visão do Desenvolvimento” da área de Pesquisas Econômicas do BNDES, nº95, de 20 de junho de 2011; “A Trajetória do Investimento Agregado ao Longo da Crise”, Boletim Regional do Banco Central do Brasil, de abril de 2010; a publicação “Contas Nacionais Trimestrais”, do IBGE e “O investimento em infraestrutura no Brasil: histórico recente e perspectivas”, de Claudio R. Frischtak (2009). Uma rápida revisão da literatura será realizada, apontando as principais ideias dos autores, objetivo e relação entre os textos. Os dados de mercado a serem utilizados são de fontes governamentais, como: Banco Central do Brasil, Banco Mundial, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).
A formação bruta de capital fixo pode ser definida como a quantia que as empresas utilizam para investir em bens de capital, ou seja, compra de máquinas e equipamentos,