TRABALHO Folha De Pagamento
1. INTRODUÇÃO 3
2. CÁLCULO DE FOLHA DE PAGAMENTO 4
2.1– Valor Bruto Dos Salários 4
2.2– Previdência Social - Inss 4
2.3 – FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) 5
2.4 – IRF – (Imposto de Renda na Fonte) 5
2.5 – Salário Família 5
3. Contabilização Da Folha De Pagamento 5
3. CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A folha de pagamento é um documento de emissão obrigatória para efeito de fiscalização trabalhista e previdenciária. A empresa é obrigada a preparar a folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os empregados a seu serviço.
Folha de pagamento é o nome dado a uma lista mensal, semanal ou diária da remuneração paga aos trabalhadores de uma instituição. Toda empresa no Brasil tem a obrigação legal de prepará-la, contendo: o nome dos funcionários, a indicação do cargo; a divisão dos funcionários por categoria de contribuição à previdência: segurado empregado, trabalhador avulso ou contribuinte individual; o nome das funcionárias em gozo de salário-maternidade; as partes integrantes e não integrantes da remuneração e os descontos legais; e o número de quotas de salário-família de cada empregado segurado ou trabalhador avulso.
Para sua elaboração não existe modelo oficial, ou seja, podem ser adotados critérios que melhor atendam as necessidades de cada empresa. Uma folha de pagamento, por mais simples que seja, apresenta pelo menos os seguintes elementos:
Discriminação do nome dos empregados (segurados), indicando cargo, função ou serviço prestado; Valor bruto dos salários; Valor da contribuição de Previdência, descontado dos salários; Valor liquido que os empregados receberão.
Da folha de pagamento origina-se o recibo de pagamento, que indica os dados que constaram da folha relativamente a cada um dos empregados e a estes é entregue.
2. Desenvolvimento
2.1– Valor Bruto Dos Salários
É o valor, considerado, para a empresa como despesa total de salários, além dos salários é também despesa para a empresa a contribuição