Trabalho final de conclusão de disciplina: Reflexão sobre a transferência no “caso Dora” e “Homem dos Ratos” de Freud
Disciplina: Clínica Psicanalítica
Prof.: Fernando Aguiar
Acadêmica: Angela Pereira Figueiredo
Trabalho final de conclusão de disciplina: Reflexão sobre a transferência no “caso Dora” e “Homem dos Ratos” de Freud
1. Introdução
A noção do conceito de transferência surge concomitantemente ao início da psicanálise, sendo a importância desta sempre marcada por Freud no conteúdo de suas obras. O autor discorre sobre sua dinâmica e surgimento, bem como sobre as interferências que a transferência pode delimitar no decorrer de um tratamento.
O presente trabalho tem como objetivo explorar o conceito da transferência na análise de dois importantes casos trazidos na obra de Freud, o “caso Dora”, em “Fragmento da análise de um caso de histeria” (FREUD,1905 [1901]), e o “Homem dos Ratos”, em “Notas sobre um caso de neurose obsessiva” (FREUD, 1909).
No primeiro caso, o conceito a ser analisado recebe uma grande importância, principalmente no que diz respeito ao desfecho do tratamento. Já no segundo, pode-se dizer que tal conceito já não é tão elucubrado por Freud quanto foi no caso Dora, no qual o autor se utiliza desse na realização de sua autocrítica.
Assim sendo, para cumprir com o objetivo explicitado, será primeiramente elucidada uma breve conceituação da transferência, a qual então será posteriormente analisada nos estudos de caso acima referidos.
2. Sobre o conceito de transferência
No texto “Contribuição à história do movimento psicanalítico” (1914), Freud chama a atenção para o aparecimento da transferência no tratamento de da famosa primeira paciente de Breuer. De acordo com Freud, “(...)Para a recuperação da doente, Breuer tinha à disposição o vínculo sugestivo mais intenso, que pode justamente nos servir como modelo do que hoje denominamos “transferência”.” (FREUD, 2012, p.252).
Para Freud, foi devido à falta de esclarecimento sobre a natureza universal do inesperado fenômeno que Breuer, “(...)como