Trabalho Filosofia Compte
A palavras filosofia é originada do grego, em que philo significa amor, e sophia significa sabedoria. Essa pode ser interpretada tanto pela grego antigo, como pela linguagem moderna.
A filosofia é a base para o surgimento de novas ciências, como a medicina, a fisíca, etc. Ela é considerada como um saber racional, que nem sempre dá seguimento a outras.
A linguagem surge a partir de um pensamento, e foi por isso que a filosofia pode existir. Não é necessário livros, escrituras ou outros materiais concretos para haver filosofia. Ao contrário de um pensar, a filosofia nunca pode ser silenciosa, ela se faz pela fala, pela argumentação. Para se tornar um filósofo, não basta apenas pensar e passar para o papel seus pensamentos e ideias, para ser filósofo tem que dialogar, discutir, raciocinar.
A filosofia está inserida no campo da razão discutível, diferentemente da matemática e da biologia. Mas não se divergem no ponto de vista de que as mesmas raciocinam.
A filosofia busca pela verdade, mas não uma verdade qualquer ou particular, e sim ajustável. Ela é feita com palavras, que constituem concepção, entendimento, dizendo o que é real, verdadeiro, o que aconteceu, diferentemente da história e literatura. A filosofia é necessária, abstrata e universal.
Todos tem direito a filosofia, sendo ela necessária. Por exemplo, para um curso de jornalismo ou direito, é importante que haja o estudo da filosofia, quando esta está na medida da razão e abstração.
Dentre os trabalhos filosóficos, está a criação de conceitos. Cientistas, por exemplo, são filósofos? Cabe a alguns deles refletir sobre a ciência, baseando-se em conceitos filosóficos criado por outros, como foi o caso de Pascal. Um mesmo conceito pode ser utilizado de diferentes formas por vários seres, umas melhores e outras piores, mas o mais importante é a criação do próprio conceito, função esta dos filósofos.
Na filosofia nada é completamente certo, até o próprio fato de que tudo é incerto. Ela não tem