Trabalho Filo1b

2783 palavras 12 páginas
COLÉGIO RAMA II
LETÍCIA CRISTINE

DEUS DE ESPINOZA

SÃO PAULO
2015

COLÉGIO RAMA II
LETÍCIA CRISTINE

DEUS DE ESPINOZA
TRABALHO APRESENTADO A DISCIPLINA DE FILOSOFIA, FEITO POR LETÍCIA CRISTINE, 2°ANO DO ENSINO MÉDIO.
PROFESSORA ANA PAULA

SÃO PAULO
2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a história e o pensamento de um dos maiores filósofos da humanidade: Baruch Spinoza.
Spinoza era de descendência judaica portuguesa. Sua família havia fugido de Portugal devido à Inquisição Portuguesa para Amsterdã, onde Spinoza nasceu. Foi um dos grandes pensadores renascentistas com René Descartes e Gottfried Leibniz e fundador do criticismo bíblico moderno.
Ganhou fama pelas suas posições opostas à superstição, e ainda devido ao fato da sua ética ter sido escrita sob a forma de postulado e definições, como se fosse um tratado de geometria.
Após criticar as duas maiores religiões – judaísmo e cristianismo – Spinoza foi excomungado do judaísmo e mudou o nome de Baruch para Benedictus, tradução do nome para o latim.

BIBLIOGRAFIA

http://antroposmoderno.com/antroarticulo.php?id_articulo=618

http://www.infoescola.com/biografias/baruch-spinoza/

http://visao.sapo.pt/o-deus-de-spinoza=f733623

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baruch_Espinoza http://pensador.uol.com.br/frases_baruch_spinoza/ CONCLUSÃO

Mediante os fatos expostos, Baruch Spinoza é uma pessoa muito importante, que acabou influenciando com seus pensamentos muitas pessoas, mesmo que outras pessoas o consideravam mentiroso, pois sendo um estudioso da Bíblia concluiu que ela não exprime a verdade sobre Deus o que acabou fazendo com que fosse excomungado.
A obra de Espinosa levou a algumas conquistas atuais como: a liberdade de pensamento e de comunicação, livre arbítrio e livre iniciativa. Abrindo a possibilidade não só para uma ciência moderna como também para uma religião moderna.
Ele escreveu vários livros como a "Ética demonstrada à maneira das

Relacionados