TRABALHO FAETEL 2
HINDUISMO
Curso: Teologia.
Disciplina: Seitas e Heresias.
Professor: Francisco Assis.
FAETEL
São Paulo – 2013
A CHAMADA DE MOISÉS.
Moisés passou por um período de aprendizado de aproximadamente 40 anos, apascentando o rebanho de seu sogro Jetro, sendo preparado na “escola de Deus” e na vida nômade na região de Mídiã, próximo da cadeia de montanhas de Horebe. Tudo isso para mais tarde está pronto para conduzir o “rebanho” de Deus pelo deserto do Sinai, durante a trajetória á terra de Canaã (Êx. 3.1). Os primeiros 40 anos da vida de Moisés ele aprendeu a ser um estadista (Legislador), no deserto do horebe aprendeu a ser apascentador (Pastor), e posteriormente desenvolveria o ministério de educar (Profeta). Foi assim que Deus preparou, chamou e enviou Moisés para libertar o povo da escravidão egípcia.
A chamada e a missão de Moisés no deserto causticante do horebe são exemplificadas de maneira simples, como Deus chama o homem para a sua obra, Deus não só chamou-o como também o capacitou. A experiência de Moisés quanto à chamada divina, transformou-o em um homem poderoso em obras. Devemos procurar exercer com todas as nossas forças e convicções a nossa chamada e missão, não esquecendo que quem capacita o homem é o Senhor da seara (2 Co 3.5).
O ÊXODO.
Conteúdo e divisão Podem dividir-se o seu conteúdo do seguinte modo:
I. "Opressão" e "Libertação" dos filhos de Israel no Egito. Este é o tema fundamental de 1,1-15,21. Nesta secção merecem especiais relevo as peripécias no Egito (1,1-7,8), como um povo que nasce no sofrimento. Seguem-se as pragas (7,8-12,32), como meio violento de libertação.
II. Caminhada pelo deserto (15,22-18,27) do povo, agora livre do Egito.
III. Aliança do Sinai (19,1-24,18). Esta aliança é o encontro criacional ou fundacional de Javé com os "israelitas", em que o Senhor se dá a si mesmo ao homem e restitui cada homem a si mesmo, e em que o homem aceita a dádiva pessoal de Deus e se aceita a