Trabalho Estruturas.doc
320 palavras
2 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA – UNIUBETEORIA DAS ESTRUTURAS I
Cidade
2012
Densidade Absoluta ou massa específica
Definição:
A densidade absoluta e definida como a quantidade de massa em um aunidade de volume.
A densidade dos sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilogramas por metro cúbico – Kg/m³. Entretanto, é mais comumente expressa em unidades de gramas por centímetro cúbico (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/ml). A densidade absoluta é uma propriedade espacífica, isto é, cada substaãncia pura tem uma densidade própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias. A densidade relativa de um material é a relação entre a sua densidade absoluta e a densidade absoluta de uma substância estabelecida como padrão. No cálculo da densidade relativa de sólidos e líquidos, o padrão usualmente escolhido é a densidade absoluta da água, que é igual a 1,000 g cm-3 a 4,0 °C.
Curiosidades
"Um problema preocupava Hierão, tirano de Siracusa, no século III a.C.: havia encomendado uma coroa de ouro, para homenagear uma divindade, mas suspeitava que o ourives o enganara, não utilizando ouro maciço em sua confecção. Como descobrir, sem danificar o objeto, se seu interior continha uma parte feita de prata? Só um homem talvez conseguisse resolver a questão: seu amigo Arquimedes, famoso matemático e inventor de vários engenhos mecânicos. Hierão mandou chamá-lo e pediu-lhe uma resposta que pusesse fim à sua dúvida.
Arquimedes aceitou a incumbência e pôs-se a procurar a solução para o problema. Esta lhe ocorreu durante o banho. Observou que a quantidade de água que se elevava na banheira, ao submergir, era equivalente ao volume de seu próprio corpo. Ali estava a chave para resolver a questão proposta pelo tirano. No entusiasmo da descoberta, Arquimedes saiu nu pelas ruas, gritando “Eureka,Eureka”,(achei,achei).