TRABALHO ESTETICA
1 - A expressão ‘’sujeito universal’’ pode ser considerada um paradoxo, onde “sujeito” é um conceito particular e “universal” uma concepção do todo, isto é, cada um tem sua autonomia. O sujeito universal está dentro do mundo sensível., onde sua concepção está inserida. Ele busca o belo e a liberdade. O sujeito universal é capaz de analisar situações , criando leis e necessidades subjetivas.
2 - O belo, na estética clássica, é sempre claro e perfeito. O ponto de partida dessa estética é a idéia de que a natureza é concebida em termos de razão e as obras de arte tinham preocupação com a harmonia. Simetria e proporção são conceitos aplicados ao belo na época. Na estética clássica, o belo está vinculado ao eterno, ao passado, e pertence ao mundo imutável das idéias.
Já na estética moderna, o belo está associado ao novo. O homem na estética moderna, tem livre arbítrio e pode escolher de acordo com sua opinião e gosto o que considera belo ou não. Cada um julga seu gosto, normalmente, como um sentimento necessário e universal, e que, portanto, todos devem admitir.
3 -
4 - A teleologia é o estudo filosófico dos objetivos e da finalidade das coisas. A idéia de teleologia está intimamente ligada a teologia, onde um ser superior, Deus, busca seus propósitos e objetivos por meio do universo. A teleologia busca responder o “por quê” e o “para que” de todas as coisas.
Aristóteles elaborou o conceito de teleologia com intuito de explicar que a natureza tem um propósito. Ele baseia-se no conceito de teleologia para investigar a determinação de seu fim, objetivo e aspecto formal como fim em si mesmo.
6 – Na obra “O pintor da vida moderna”, Baudelaire exalta a capacidade dos artistas de enxergar o mundo com os olhos de uma criança. Os artistas tornam-se capazes de enxergar nas coisas a beleza, que ao mesmo tempo é efêmera.
Enxergando com um olhar infantil, o artista torna-se capaz de reparar o que antes era tido como despercebido pelos sentidos