TRABALHO ESTAGIO
CIENCIAS CONTABEIS
GENIVALDO RAMIREZ
INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO DE PESCADO
SABOR & SAÚDE
JI-PARANÁ, RONDONIA – 2014.
SUMÁRIO
1. JUSTIFICATIVA
A prática da piscicultura em água doce, através de tanques/represas no município de
Mirante da Serra, interior do estado de Rondônia, vem fortalecendo a economia do estado que está em expansão, apresentando uma produção próxima de 5 mil toneladas no ano de 2006 (BIOFISH, 2011). Há um forte apoio institucional do Ministério da Pesca e Aquicultura para a criação de uma estrutura, a qual trate da liberação de licenças ambientais, que é um requisito básico ao aumento da produção (MINISTÉRIO, 2011). Esse fator reforça a produção dos pescados das espécies, tambaqui (Colossoma macropomum), pirarucu (Arapaima gigas) e Tilápia (rendali, Oreochromis niloticus) que são escoados através da exportação do produto bruto. Observando os lucros dessa prática econômica, nota-se que os produtores melhorar a economia, com o beneficiamento do pescado no próprio município, surgindo assim a micro empresa denominada “Indústria de Transformação de Pescado Sabor & Saúde”.
2. DESCRIÇÃO DA EMPRESA
Empresa de pequeno porte, com 26 funcionários, localizada no setor chacareiro, do município de Mirante da Serra, linha 81, Km 59 - Travessão Formiga.
Setor econômico de natureza secundário, tendo como ramo da atividade a indústria com o negócio derivados do pescado produzido, inicialmente, em tanques/represas do município de Mirante da Serra, como produtos alimentícios: filés, postas, costelinhas, hamburguês, quibes, coxinhas e empanados em bandejas de 250 gr, 500 gr e 1 quilograma em bandejas, lingüiça e peixes frescos e defumados, óleo, farinha de peixe.
A empresa dará prioridade ao pescado produzido no município de Mirante da Serra – Rondônia, atendendo de acordo com suas possibilidades e necessidades os municípios circunvizinhos.