TRABALHO ESCRITO de filosofia
2° ANO DO ENSINO MEDIO
indústria cultural
FILOSOFIA
PORTO-GRANDE/AP
6 DE AGOSTO/2015
INDÚSTRIA CULTURA
ALUNO: MATHEUS TAVARES
PORTO-GRANDE/AP 6 DE AGOSTO /2015
SÙMARIO
1. INTRODUÇÃO
Pág.
3
2. INDÚSTRIA CULTURAL – RESPALDO GERAL
Pág.
4 2.1 A indústria cultural no Brasil
Pág.
4 2.1.2 Adorno e a Indústria Cultural
Pág.
4 2.1.3 Resultado da Indústria Cultural
Pág.
4
3. CONCLUSÃO
Pág.
5
4. REFERÊNCIAS
Pág.
5
1. INTRODUÇÃO
O termo indústria cultural (em alemão Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial .
Indústria cultural é o termo usado para designar esse modo de fazer cultura, a partir da lógica da produção industrial. Significa que se passou a produzir arte com a finalidade do lucro.
Essa indústria da cultura, produzindo essa cultura para as massas, faz com que se entre num círculo vicioso. A indústria define qual tipo de arte pode ser consumido; e parte do público que não se rebelou com os padrões impostos passa a perder a sua capacidade de julgar e de perceber algo bom.
2. INDÚSTRIA CULTURAL – RESPALDO GERAL É o grupo de empresas e instituições, que possuem como atividade econômica a produção de cultura visando o lucro. Os meios de sua intervenção são a tv, o rádio, jornais, revistas e as variadas formas de entretenimento. Estes são feitos de uma maneira que aumente o consumo, que molde os hábitos, eduque, informe e alguns até conseguem atingir toda a sociedade. Essas empresas usam uma estratégia para que o consumidor seja um alienado, o meio de manipulação, esta é a estratégia mais utilizada. Mostram pessoas famosas utilizando ou mostrando seus produtos dando a ideia de que são os melhores, criando um mundo fora da realidade. De acordo com as informações da Organização Mundial do