For A De Lorentz
JULIO CEZAR MENDES DA CRUZ
FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS DA LEI
DE FORÇA DE LORENTZ
São Paulo
2014
2
1 DESCRIÇÃO RESUMIDA
A teoria sobre as forças que atuam sobre uma determinada partícula que possui carga elétrica e que esteja imersa em um campo magnético e um campo elétrico foi desenvolvida por Hendrik Lorentz.
Hendrik Lorentz foi um físico Holandês nascido em 1853. Ele faleceu em 1928 aos 75 anos. Lorentz dividiu o Prêmio Nobel 1902 de Física com Pieter Zeeman pela descoberta e explicação teórica do efeito Zeeman. Ele também derivaram as equações de transformação, posteriormente, utilizados por Albert Einstein para descrever o espaço e o tempo.
De forma geral, a força de Lorentz é a soma da força devido às interações da carga com
o
campo
elétrico
e
com
o
campo
magnético.
Descreve-se
matematicamente esta lei através da equação:
𝐹 = 𝑞 . (𝐸 + 𝑣 . 𝐵)
É objeto de estudo deste trabalho, também as aplicações tecnológicas da lei da força de Lorentz. Uma das aplicações estudadas foi a aplicação das forças de
Lorentz na invenção nomeada Tocha Híbrida Geradora de Plasma Para Aplicação em
Processos de Fabricação, e, Processo de Produção de Tocha. As forças de Lorentz tem como objetivo, neste dispositivo, acelerar as partículas do gás ionizado presente na câmara e também expulsá-lo para fora da mesma.
Noutra aplicação, as forças de Lorentz acopladas com as equações de NavierStokes são utilizadas para resolver o escoamento decorrente da agitação eletromagnética causada no aço por um agitador eletromagnético.
3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Hendrik Lorentz foi um físico Holandês nascido em 1853. De 1866 a 1869, participou da Hogere Burger School, em Arnhem, um novo tipo de escola pública recentemente criada. Seus resultados na escola foram exemplares; ele não só se destacou em ciências exatas, mas também em inglês, francês e alemão. Em 1870 ele passou nos exames em línguas clássicas, que foram, então, necessários para