TRABALHO Escrito AIDS OK
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida conhecida popularmente como a AIDS, vem afetando a saúde da população há tempos, tendo feito varias vitimas e se propagando de varias formas essa síndrome é uma das doenças mais temidas entre os cidadãos do mundo.
Desde o surgimento da AIDS no Brasil, em 1983, mais de 205 mil mortes e 506 mil casos foram registrados no país. No mundo, somente no ano de 2007, foram 2,7 milhões de novas infecções e 2 milhões de mortes, a maior parte em países de média e baixa renda. Para traçar um paralelo, buscando situações semelhantes, com um número tão grande de vítimas, é preciso voltar a outras épocas — como a idade média, quando a peste negra dizimou cerca de 20 milhões de vidas, o que representava uma parcela expressiva da população Europeia, ou o início do século XX, quando a gripe espanhola matou entre 20 e 50 milhões de pessoas em todo o mundo. Autores como Fee e Fox (1988) ressaltam que nenhuma outra doença moderna suscitou mais o interesse da história do que a AIDS. Risse (1988) pontua que, enquanto a AIDS destruía milhares de vidas, também forçou a história da saúde a estabelecer diálogo com a sociedade e as políticas públicas.
Objetivo
Temos como objetivo esclarecer muitos pontos ainda inexplorados e mostrar outra percepção da doença para que não haja preconceito ou exclusão social dividindo a sociedade brasileira. A maior arma é conhecer o que é o Vírus da AIDS, como se prevenir e tratar a AIDS e como conviver com ela, assim formaremos e teremos um remédio eficaz na luta da busca da cura.
Justificativa
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de infectados pelo vírus da AIDS entre pessoas entre 30 e 34 anos com 54,09 pontos percentuais foi o mais alto em 1998, as menores taxas foram ate 2008 instáveis e com pouca oscilação entre crianças de 5 a 12 anos de idade com 1,16 pontos percentuais como mostra o gráfico abaixo.
Índice de Maior taxa de infectados
Índice de