ESTRUTURA DO SOLVENTE CLOROFORMIO 6 Paginas
289 palavras
2 páginas
ESTRUTURA DO SOLVENTE CLOROFÓRMIOCHCl3 –Triclorometano, volátil densidade maior que a água, solúvel em álcool e éter, não inflamável considerado um solvente menos tóxico.
ESTRUTURA DA CAFEÍNA
C8H10N4O2, Solúvel em água com pKa -0,13-1.22, alcaloide do grupo das Xantinas.
CONCLUSÃO
O procedimento prático obteve resultados satisfatórias, percebeu-se que através da polaridade dos componentes e do solvente a ser aplicada tem grande importância e influência no resultado, medidas certas, espera por bons resultados são ferramentas primordiais para o estudo da extração da cafeína da coca-cola, produto muito consumido entre a população, mais que apresenta grandes riscos à saúde, devido a um número grande de cafeína neste produto, o que explica a dependência em consumir esta bebida de sabor adocicado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARTIGO CIENTÍFICO EUFIC, efeitos fisiológicos da cafeína. Disponível em WWW.eufic.org/article/pt/cafeína Acesso em 02 de Novembro de 2014.
ARTIGO CIENTÍFICO UCG, benefícios e malefícios da cafeína. Disponível em <WWW.cpgls.ucg.br> Acesso em 04 de Novembro de 2014.
Marques, Jacqueline Aparecida Práticas de Química orgânica/ Jacqueline Aparecida Marques, Cristiane Philippine Ferreira Borges. - - Campinas, SP: Editora Átomo, 2012 , 2º Edição
J Mendham R C Denney, J D Barnes M J K Thomas, Análise Química Quantitativa/Vogel 6º Edição.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
QUIMICA ORGÂNICA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA EM COCA-COLA
MANAUS, 06 DE NOVEMBRO DE 2014.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO NORTE – UNINORTE
QUIMICA ORGÂNICA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA
EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA EM COCA-COLA
ALUNAS: KELLY CRISTINA VIANA DE BRITO RAVALCY GIANNE MARQUES TEIXEIRA THAMIRES NAYARA ANDRADE DE SOUZA THAISLA DE OLIVEIRA MORAES
TURMA: FAM02S1
PROFº : DR. LUÍZ FRANCISCO ROCHA
MANAUS, 06 DE NOVEMBRO DE 2014 SUMÁRIO