trabalho escolar
Desde os tempos antigos, a atividade do homem transforma as matérias da natureza de modo a torná-las úteis. No tempo dascavernas, já se produziam machados, facas e lanças, que eram utilizados para caça e pesca. Em todas as épocas sociais, o tempo necessário para produzir os meios de subsistência interessou aos homens,que passaram a desenvolver técnicas cada vez mais rápidas e práticas de produção.
Um material, como a madeira, no momento que é transformado em algo útil, como uma cadeira, passa a apresentar um valorde uso, mas ainda não é uma mercadoria. No momento em que se passa a trocar o objeto, ele adquire valor de troca e se transforma, portanto, em uma mercadoria. O valor de troca que ele adquire podevariar de acordo com vários fatores, como o trabalho necessário para produzir o objeto e sua durabilidade.
Contudo, a mercadoria e a relação de valor dos produtos não tem relação nenhuma com o materialde que ele é formado, ou com a força de trabalho necessária para produzi-lo, ou mesmo com a sua utilidade para os seres humanos. É apenas uma relação social determinada entre os próprios homens queadquire, aos nossos olhos, a forma de uma relação entre coisas.