Trabalho em grupo
A ciência é uma forma de conhecimento que o ser humano foi desenvolvendo através da história, para compreender a si mesmo e o mundo natural que o rodeia.
Durante muito tempo essa tarefa ficou reservada a uns poucos sábios e especialistas, mas atualmente o conhecimento científico está mais difundido, porque é necessário, em menor ou em maior, grau, para todas as pessoas.
Considerações sobre o que ensinar em Ciências Naturais
Vivemos em uma sociedade onde a ciência e a suas aplicações tecnológicas estão presentes em toda a atividade humana: no trabalho, na economia, nas comunicações, na saúde, na moradia, no transporte, na vida doméstica e cotidiana. Também está presente no conhecimento de nós mesmos, dos outros seres vivos e do mundo cada vez mais complexo que nos rodeia.
E uma das preposições básicas para o ensino de Ciências Naturais é instrumentalizar o aluno, para que possa, como cidadão, tomar decisões sobre o uso de tecnologias, tendo em vista os benefícios ou prejuízos que possam trazer para o conjunto de toda a sociedade.
O Ensino de Ciências Naturais conforme os parâmetros Curriculares Nacionais – PCN
O propósito dos PCN é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres. E servem de referencial para o trabalho do professor, respeitando a concepção própria e a pluralidade cultural brasileira.
Os PCN estabelecem critérios para a seleção dos conteúdos de acordo com os objetivos gerais da área e com os fundamentos apresentados. São eles: * Os conteúdos devem se constituir em fatos, conceitos, procedimentos, atitudes e valores compatíveis com o nível de desenvolvimento intelectual do aluno. * Os conteúdos devem favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos inter-relacionados, entre os quais o homem, agente de transformação. * Os conteúdos devem ser relevantes do