Trabalho eletrotecnica geral
Acauã Neves
Rodolfo Diniz
Tamires Resende
Trabalho de Eletrotécnica
Prof: José Mário da Silveira Estrela
João Monlevade
2012
Materiais Elétricos
Introdução
O Estudo de Materiais Elétricos constitui-se em um tema básico para que sejam estudados tópicos de Instalações Elétricas, Projeto de Máquinas, Eletrônica Industrial, entre outras. O objetivo básico do tema é permitir que um engenheiro possa analisar as propriedades dos materiais e raciocinar em termos de matérias primas e, eventualmente, suas aplicações.
Serão abordados os tópicos básicos com os seguintes temas:
1. Materiais Condutores;
2. Materiais semicondutores;
3. Materiais Isolantes;
Também é de interesse especial o estudo dos materiais magnéticos, que podem ser divididos em materiais ferromagnéticos, diamagnéticos e paramagnéticos.
Os materiais podem ser caracterizados por diversas métricas, destacando-se a Condutibilidade (térmica, elétrica), a Ductibilidade (capacidade de ser transformada em fios), a Maleabilidade (ser maleável, e ter a capacidade de ser transformado em uma lâmina), a Elasticidade (ser esticado e voltar ao normal) e a Tenacidade (resistência à tração).
Os materiais podem ser classificados com base no valor da resistividade do material. A resistividade é a capacidade de um corpo qualquer se opor a passagem de corrente elétrica quando existe uma diferença de potencial aplicada a ele. O critério de classificação dos materiais com base em sua resistividade é dada por:
1. Condutores: 10-2 a 10 Ω mm2/m. Semicondutores: 10 a 1012 Ω mm2/m. Isolantes: 1012 a 1024 Ω mm2/m.
Materiais Condutores
Do ponto de vista prático, a maior parte dos materiais condutores é formada por metais. Isso se dá pela estrutura atômica dos metais, em que os átomos da camada de valência podem fluir livremente de átomo para outro. Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um