Trabalho Elaine2

6346 palavras 26 páginas
(2ª PARTE)

Tratamento preliminar
a)
Gradeamento
Os objetivos principais do gradeamento são a separação de materiais grosseiros em suspensão e a proteção das bombas e tubulações de transporte dos efluentes. As grades podem ser de ferro ou de aço, dependendo da ação corrosiva do efluente e o espaçamento entre as barras varia entre 0,5 e 2 cm. Existem 2 tipos de g rades mais comuns:
•grades simples: são utilizadas quando o volume de sólidos a ser removido não é muito grande e a limpeza é manual.
•grades mecanizadas: os detritos são removidos por meio de um rastelo, que se desloca por trilhos e a limpeza é mecânica.
b)
Desarenador
Juntamente com os sólidos grosseiros, podem existir, no esgoto, partículas de areia e terra, principalmente nos períodos chuvosos, que necessitam ser separados. A importância dessa remoção é evitar que essas partículas agridam as estruturas e causem entupimentos nas tubulações e a interferência negativa nos processosbiológicos. Com base nessas premissas, após o gradeamento, existe um desarenador, formado por dois canais paralelos, de maneira que as partículas sedimentam em seu interior durante o percurso. Os dois canais operam independentemente, de tal modo que, enquanto um trabalha, o outro recebe manutenção e limpeza.
c)
Calha Parshall
As calhas Parshall são medidores de vazão que, através de estrangulamento e ressaltos, estabelecem, para uma determinada seção vertical a montante, uma relação entre a vazão do
6
fluxo e a lâmina d’água naquela região. Elas possuem pouca perda de carga e são bastante precisas na leitura das vazões.
2)
Tanque de equalização
Após passar pelas etapas anteriores, o efluente segue para um tanque de equalização, onde é completamente homogeneizado. A sua implantação se justifica por diversas razões:
•minimização de problemas operacionais causados pela variação das características do efluente;
•melhora no tratamento biológico;
•minimização de choques causados por sobrecargas no sistema;

Relacionados