Trabalho Efeitos Da Corrente El Trica
DA
CORRENT
E
ELÉTRICA
Grupo:
Fernanda Demani
Isabella Tardelle
Isadora Nassif
Marina Sant’Anna
Stephanie Leite
EFEITOS DA CORRENTE
ELÉTRICA
A passagem da corrente elétrica através dos condutores ocasiona diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. A corrente elétrica tem cinco principais efeitos: fisiológico, químico, térmico (ou Joule) e magnético.
EFEITO FISIOLÓGICO:
EFEITO FISIOLÓGICO:
O efeito fisiológico corresponde à passagem da corrente elétrica por organismo vivos. A corrente elétrica age diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares; quando isso ocorre, dizemos que houve um choque elétrico.
O pior caso de choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão de uma pessoa e sai pela outra. Nesse caso, atravessando o tórax de ponta a ponta, ela tem grande chance de afetar o coração e a respiração. O valor mínimo de intensidade de corrente que se pode perceber pela sensação de cócegas ou formigamento leve é 1 mA. Entretanto, com uma corrente de intensidade 10 mA, a pessoa já perde o controle dos músculos, sendo difícil abrir a mão e livrar-se do contato.
O valor mortal está compreendido entre 10 m e 3 A, aproximadamente. Nesses valores, a corrente, atravessado o tórax, atinge o coração com intensidade suficiente para modificar seu ritmo. Modificado o ritmo, o coração para de bombear sangue pelo corpo e a morte pode ocorrer em poucos segundos. Se a intensidade for ainda mais alta, a corrente pode paralisar completamente o coração. Este se contrai o mais rápido possível e mantém-se assim enquanto passar a corrente. Interrompida a corrente, geralmente o coração relaxa e pode começar a bater novamente, como se nada tivesse acontecido. Todavia, paralisado o coração, paralisa- se também a circulação sanguínea, e uma pequena interrupção dessa circulação pode provocar danos cerebrais irreversíveis.
Nossos impulsos nervosos são transmitidos por estímulos elétricos.