Trabalho educacao e diversidade slide
O Brasil é um país rico em diversidade étnica e cultural, como: índios, afro descendente, imigrante, caiçara. Contudo ao longo da nossa história tem existido preconceitos,discriminação e exclusão social que impedem muitos de ter uma vivência plena de sua cidadania. Na escola muitas vezes há manifestações de racismo, discriminação racial, exclusão social de modo involuntários ou inconscientes por parte de professores, alunos e funcionários. A expressão “direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana, sem esses direitos a pessoa não consegue existir ou não é capaz de se desenvolver e participar plenamente da vida. Para tanto, para mudarmos esses conceitos é preciso respeitar as diferenças culturais,bem como o índio, o negro, o japonês, todos tem o direito de falar, ouvir, opinar e a participar das atividades realizadas. É necessário saber que também todos sejam reconhecidos como iguais em dignidade e em direito.
A INVENÇÃO DA INFÂNCIA
A infância é um momento mágico na vida da criança. Para as crianças ter uma infância de verdade elas precisam brincar, descobrir, ir à escola, ter o direito de ser feliz, sem preocupações quanto ao trabalho, afinal, criança não trabalha. Não devemos deixar que as discriminações quanto à raça, cultura, religiosidade, tire o direito dessas crianças gozar o verdadeiro significado da “infância”, pois muitos são inferiorizados, discriminados por conta de ser negro, ter deficiências, não falar o idioma brasileiro e muitas outras discriminações que ocorrem no ambiente escolar ou familiar.
RACISMO
O racismo é um sentimento preconceituoso daquele que se julga superior, mas o torna inferior e mesquinho por menosprezar o outro apenas pela cor de sua pele.
ESTEREÓTIPO DE GÊNERO
É comum vermos no dia a dia a existência de diferenças, diversidades, desigualdades entre o gênero feminino e masculino. Ouvimos dizer que as