trabalho economia cap 2
Lista de Exercícios
1. Em que consistia a riqueza para os mercantilistas para os fisiocratas?
Mercantilistas acreditavam que quanto mais exportassem mais o pais enriqueceria e limitavam a importação. Julgavam o pode pelo estoque de metais preciosos, por isso estocavam seus metais preciosos, Fisiocratas acreditavam na agricultura como fonte de riqueza de um pais, sendo a mesma uma ordem natural que fazia o universo ser regido por leis naturais.
2. Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais suas principais ideias?
Adam Smith, foi o destacado, sua teoria econômica era o equilíbrio o das atividades trabalhistas ou seja a divisão do trabalho aumentando a produtividade decorrente da troca, que estimulada pela ampliação dos mercados. Sendo necessário ampliar os mercados e as iniciativas privadas para que a produtividade e a riqueza aumentem.
3. O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
David Ricardo foi o desenvolvedor da teoria das vantagens comparativas. A teoria diz que quando as nações negociam entre são beneficiadas e que melhor para elas comercializarem e quais produtos devem ser comercializados. Com isso a produção mundial cresce permitindo cada pais se especializar na produção de algum bem que apresente vatagens comparativas.
4. Qual a principal diferença entre a lei de Say e o princípio keinesiano da demanda efetiva?
A lei de Say oferece a tua própria procura, ou seja o aumento da produção transforma-se em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços. Keynesiano, um dos principais fatores responsáveis pelo volume de emprego é o nível de produção nacional de uma economia, determinando, por sua vez, pela demanda agregada ou efetiva. Ou seja, sua teoria inverte o sentido da lei de Say (a oferta cria sua própria procura) ao destacar o papel da demanda agregada de bens e