Trabalho Economia 22
As principais estruturas de mercado são divididas em: Monopólio, Oligopólio, Monopsônio, Oligopsônio e Concorrência Perfeita.
O monopólio é a exploração sem concorrentes de um negocio ou indústria, em virtude de um privilegio, ou seja, é vender um produto ou serviço sem concorrentes, por altos preços.
O oligopólio é uma situação de mercado em que a oferta é controlada porum pequeno número de vendedores, na qual a competição entre eles tem por base, não as variações de preço, mas sim a propaganda e as diferenças de qualidade entre eles. O monopsônio é a forma de mercado com apenas um comprador diferentemente do oligopólio, onde temos apenas um vendedor e vários compradores. O monopsônio tem poder de mercado devido ao fato de poder influenciar os preços de determinados bens, variando apenas a quantidade comprada.
O oligopsônio tem poder de mercado devido ao fato de poderem influenciar os preços de determinado bem, os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.
A concorrência perfeita é o tipo de mercado no qual à um grande número de compradores e vendedores. Não existe uma diferenciação entre produtos ofertados por empresas concorrentes.
2)Cite Exemplos de:
Monopólio: Petrobrás – Única empresa de fornecimento de petróleo no Brasil
CPFL – Empresa fornecedora de Energia Elétrica
Oligopólio: Empresas prestadoras de serviços de telefonia móvel, indústrias de gases como (IBG, White Martins, etc.).
Monopsônio: Uma cooperativa de Leite, pois ela compra toda a produção de leite de uma determinada região, para garantir matéria prima para seus diversos produtos derivados do leite.
Oligopsônio: Setor de Aço.
Concorrência Perfeita: Um exemplo prático é o sal, nenhum produtor de sal consegue obter lucros acima de uma determinada média, pois a produção é