Trabalho Do T Cnico Sobre Sensores
Sensores
Gustavo Vitor Monteiro Ribeiro
Guilherme de Sousa
Carlos Balbino
Augusto Rocha
Lyon Calderaro
O que são os Sensores?
São
dispositivos eletroeletrônicos que tem a propriedade de transformar em sinal elétrico a transformação de uma grandeza física que está relacionada a uma ou mais propriedades do material de que é feito o sensor.
Sensor linear óptico
Sensores de velocidade
Os
sensores de velocidade tem como objetivo ser usados para converter (codificar) uma posição mecânica num sinal. Existem
vários tipos de sensores podendo ser:
Lineares
ou Rotativos.
Os
lineares, também conhecidos como réguas digitais, são instalados diretamente no local onde se realiza o movimento e fornecem medidas de posicionamento direto e instantâneo do mesmo.
Os
rotativos são acoplados diretamente ao eixo de motores para medir a posição do eixo do mesmo.
Exemplos
Dínamo
taquimetrico:
Exemplos
Rotativo
óptico Incremental:
Exemplos
Rotativo
óptico absoluto:
Sensores Capacitivos
Estes
sensores eletrônicos são acionados quando qualquer objeto (vidro, grãos e até líquidos) invade sua área sensível, promovendo a mudança de seu estado lógico.
São sensores semelhantes aos de proximidade indutivos (em que executa uma mudança eletrônica quando um objeto metálico invade seu campo eletromagnético, causando a mudança de seu estado lógico), porém sua diferença está exatamente no princípio de funcionamento, o qual baseiase na mudança da capacitância da placa detectora localizada na região denominada face sensível.
Aplicações
São
largamente utilizados para a detecção de objetos de natureza metálica ou não, tais como: madeira, cerâmica, plástico, alumínio, pós de natureza mineral como: cimento, etc. Os líquidos de maneira geral são ótimos atuadores para os sensores capacitivos, não importando se são condutivos ou não, viscosidade ou cor. Desta forma, excelentes sistemas para controle de níveis máximos e mínimos de líquidos ou