Trabalho do pedagogo no espaço educativo
PEDAGOGIA
LUCIANA APARECIDA DA COSTA
IDEB NAS ESCOLAS:
METAS
Mercês MG
2012
LUCIANA APARECIDA DA COSTA
IDEB NAS ESCOLAS:
METAS
Trabalho de portfólio individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina Políticas Públicas na Educação Básica; Currículo Escolar e as tecnologias em educação; Metodologia da Pesquisa Cientifica; Fundamento da Gestão Educacional; Seminário III. Orientador: Prof. Cyntia Simioni França Melina; Okçana Battini; Vilze Vidotti; Samira Kfouri.
Mercês MG
2012
* INTRODUÇÃO
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.
DESENVOLVIMENTO
A iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (SEE) de dar visibilidade aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) terá continuidade neste início de ano. A partir desta sexta-feira (15), escolas estaduais do interior do Estado começam a fixar as placas com os resultados do índice do Governo Federal que avalia a educação básica em todo o Brasil. Em novembro de 2012, as primeiras placas foram instaladas em escolas da região