Trabalho Do IFPR MAYRA
TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
MÓDULO I – ETAPA II
Disciplinas: Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação
Professores: Sandro Fernandes e Joaquim Monteiro
Disciplina: Relações interpessoais: abordagem psicológica
Professores: Érica Pessanha e Cláudia Cobalchini
Disciplina: Educadores e educandos: tempos históricos
Professores: Daniel Trevisan e Fernanda Santos
Alunas: Noilde Maria Pereira de Menezes, Mayra de Jesus Oliveira Xavier Selma Pereira dos Santos Souza.
ATIVIDADE SUPERVISIONADA
Texto (01)
De acordo com o texto estudado percebemos que há uma sobrecarga sobre esses profissionais da educação após uma longa jornada de trabalho e cobranças, no qual deixa os mesmos estressados e não conseguem desenvolver bem suas atividades. Um dos fatores extremamente que vem repercutindo no cotidiano desses professores é a questão dos salários baixos, sala de aula superlotada, e a péssimas condições de higiene que na maioria das vezes eleva a incidência dos problemas de saúde física e mental.
Outro fator importante, que leva o educador a sentir-se impotente e desmotivado é o despreparo, principalmente com a questão da inclusão, pois não há projetos que capacite o educador a enfrentar essa nova demanda educacional. Essas situações influenciam na qualidade de vida e no trabalho do educador, reforçando os seus sentimentos de culpa pela baixa qualidade educacional, causando desmotivação, indignidade, sentimento de fracasso, estresse, problemas físicos e psicológicos. Assim, não somente o aluno sofre violência, mas o educador é violentado em seus direitos básicos.
Outro contexto a ser referido em relação ao trabalho do professor, é que o mesmo fora da escola possui tarefas concretas relacionadas á docência. A preparação das aulas, por exemplo, acontece na maioria das vezes ao final da noite, juntamente como assistir a TV, ou mesmo orientar as tarefas escolares dos seus filhos, ou uma vez que parcela