Trabalho do Curso Marketing e Gest o de Vendas Disciplina Economia e Mercados Alta do D lar
ECONOMIA E MERCADOS
Desafio Profissional
ALTA DO DÓLAR
Marcio Alves da Silva RA 2480941807
Rodrigo de Paula Araújo RA 2480871651
Igor Alexandre Franco Gonçalves RA 2480158236
Eduardo Ap. Chagas Santos RA 2480173775
Priscilla Akemi Tamashiro Lopes RA 2480284086
Gabriel Donizete David Bueno RA 2298468393
Eder Augusto Souza Ferreira RA 2480216437
São Paulo
Dezembro de 2014
Briefing
O banco central é uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país e do sistema financeiro como um todo. Além disso tem como objetivo definir as políticas monetárias (taxa de juros e câmbio, entre outras) e aquelas que regulamentam o sistema financeiro local. O banco faz isso interferindo mais ou menos (ultimamente com interferências diárias) no mercado financeiro, vendendo papéis do tesouro, regulando juros e avaliando os riscos econômicos para o país.
A economia dos Estados Unidos vem se recuperando e com isso o FED (o Banco Central dos EUA) deve subir os juros. Com os juros maiores atraem os dólares que estão em outros países, inclusive o Brasil. A saída dos dólares para os EUA faz faltar a moeda por aqui, o que encarece sua cotação.
O Brasil é afetado devido as incertezas políticas, perspectivas de baixo crescimento, déficit externo alto (sai mais dinheiro do país do que entra) e o governo muda muito as regras da política econômica ocasionando o aumento do dólar.
.
Medidas do governo para segurar o dólar
O Banco Central eventualmente vende dólares no mercado futuro (swap cambial). Mas, diante da alta, passou a fazer isso diariamente.
O dólar vem pressionado pelo ambiente de incertezas internas e externas, com investidores preocupados principalmente com o futuro do programa de intervenções no câmbio do Banco Central brasileiro, e atentos à queda nos preços do