trabalho do ava
O Brasil é o quinto país mais extenso do planeta, sua área é inferior somente a Rússia, Canadá, Chile e EUA. Possui uma faixa litorânea extensa, fazendo ligação com 11 países sul-americanos, apenas Chile e Equador não fazem. A grande extensão territorial do país, possibilita a existência de uma imensa diversidade de paisagens, climas, pluralidade cultural e grande biodiversidade.
Observando um território pelo mapa, percebemos que cada país possui um contorno, que é definido a partir dos limites territoriais e são provenientes, em geral, por meio de acordos e tratados, sendo de forma pacífica ou conflituosa.
A fronteira brasileira é vulnerável, tendo como problemas: Tráfico de drogas, tráfico de armas, pirataria, biopirataria, e, mais recentemente, a entrada ILEGAL de imigrantes.
Climas:
O Brasil apresenta um clima bastante diversificado. A continentalidade (Que é, basicamente, quando a região não fica próxima do mar) e a maritimidade (Que é quando fica próxima do mar), são fatores importantes para distinguir o clima no Brasil.
• Clima Equatorial:
- Concentrado na região Norte do Brasil. (Em especial, Amazonas)
- Possui temperaturas elevadas, entre 25C e 27C.
- Elevada pluviosidade (Quantidade de chuva) (2000 mm\ano)
- NÃO APRESENTA ESTAÇÃO SECA
- Possui uma reduzida amplitude térmica (Resumindo, amplitude térmica é a diferença entre a temperatura máxima e temperatura mínima registradas num determinado período de tempo, ou seja, no clima equatorial, não existe muita diferença, não ultrapassando 3C)
- No período de inverno, a região Norte sofre a influência da MASSA POLAR ATLÂNTICA, que atinge a Amazônia ocidentical, ocasionando um fenômeno chamado de FRIAGEM (Queda rápida de temperatura, que costuma ser muito elevada.)
• Clima Tropical CONTINENTAL:
- Ocorre no centro do Brasil (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, e etc)
- Apresenta temperaturas elevadas, entre 18C e 28C
- Uma amplitude térmica baixa, porém, um pouco maior