Trabalho de Ética e Moral
Para apreender os fundamentos da ética é preciso buscar a gênese do ser social, a partir daí explicitamos quais são as particularidades desse modo de ser, que é constituído: pelo sujeito ético-moral, pela moral, pelo conhecimento ético, pela práxis ético-política.
O sujeito ético-moral deve ser socialmente capaz de responder pelos seus atos em termos morais (discernir entre valores –bom/mal,certo/errado),ou seja, ter senso ou consciência moral. Na ação moral consciente o sujeito assume que o outro pode ou não sofrer as conseqüências de seus atos. A moral supõe respeito ao outro e responsabilidade em relação as ações para outros indivíduos, grupos e sociedade. Ela se origina do desenvolvimento da sociabilidade; responde à necessidade prática de estabelecimento de determinadas normas e deveres, tendo em vista a socialização e convivência social. A ação ética só tem sentido se o indivíduo sair da sua singularidade (EU) e se relacionar com o outro. Um ato moral supõe pensar no outro.
(“Ética: Fundamentos Sócio históricos”- Maria Lucia Barroco Agnes Heller (Sociologia da vida cotidiana)
A ética, por sua vez, é a ação e consciência das escolhas que cada um faz, tendo em mente o que é certo e o que é errado. Todos sabemos que nossas ações, sejam elas boas ou ruins, irão sempre acarretar consequências boas ou ruins também. É uma questão de índole pessoal, pois conhecemos as regras de boa conduta para com o próximo, de acordo com os princípios que adquirimos ao longo da vida, as experiências, o caráter, a dignidade e o respeito.
Sabemos muito bem o que é ético e o que é anti-ético quando nos deparamos com determinadas situações, ou até mesmo no dia-a-dia, uma vez que a ética está atrelada à moral e, com isso, podemos afirmar que o nosso modo de agir e a maneira como nos relacionamos conosco, com os outros e com o mundo, torna-se espelho da nossa existência ética.
Diante disso,