Trabalho de tga
Os principais economistas foram:
• Adam Smith (1723 – 1790) - Visualizava o principio da especialização dos operários em uma manufatura de agulhas e já enfatizava a necessidade de racionalizar a produção. Quando se refere em seu livro, Da Riqueza das Nações, o principio da especialização e o principio da divisão do trabalho, Adam Smith reforça bastante a importância do planejamento e da organização dentro das funções administrativas.
• James Mill (1773 – 1836) – Outro economista liberal, sugeriu em seu livro Elementos da economia política, Uma serie de medidas relacionadas com os estudos dos tempos e movimentos como meio de obter aumento da produção nas indústrias da época.
• David Ricardo ( 1772 – 1823 ) – Publicou seu livro Princípios de Economia Política e Tributação,no qual aborda assuntos como: trabalho,capital,salário,renda,produção,preços e mercados.
Surgiu o conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico. Adam Smith fundou a economia clássica, com ponto principal voltado para a competição. Ele acreditou na existência de uma “mão invisível” que governava o mercado. Smith Ainda criou os conceitos de racionalização da produção especialização e divisão do trabalho. Ele reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das funções da administração. Com o aparecimento do novo capitalismo, surgem Marx e Engels com a publicação do Manifesto Comunista,livro que faz toda uma análise sobre os regimes econômicos,sociais e Políticos da época.O socialismo e o sindicalismo,obrigam o capitalismo ao caminho do aperfeiçoamento de todos os meios de produção e a adequada remuneração. Foi ai que surgiu então os primeiros esforços no sentido de racionalização do trabalho como um todo.
Caracteriza-se como a consolidação das condições necessárias para o surgimento das novas teorias administrativas: - O crescimento da preocupação com o consumo direto; - surgimento das